17 março 2016

O Período Acabou!!!

Devido às greves que aconteceram em muitas faculdades federais no ano passado, o calendário letivo ficou todo bagunçado e o período 2015.2 só acabou oficialmente para mim ontem! Que coisa, né? Esse período foi super curto, dentro daquela margem mínima para ser aceitável dentro das normas mas, ao mesmo tempo, pareceu se arrastar eternamente. 

Mascote do 2015.2
Mascote do 2015.2, por Alan Carpilovsky no CT Professores e Matérias.
Esse foi efetivamente o meu 4º período na UFRJ, mas vou me lembrar dele como o período em que passei em Cálculo III - a matéria terror do do ciclo básico das engenharias. 

Pra você ficar um pouco por dentro do que significa estudar engenharia na UFRJ:
  • Há 12 cursos diferentes de engenharia oferecidos pela Escola Politécnica (Poli) mais 3 oferecidos pela Escola de Química (EQ) - eu estudo Engenharia de Controle e Automação.
  • Os cursos são planejados para durarem 5 anos, no entanto, raros são os alunos que conseguem se formar neste prazo. 
  • Os 2 primeiros anos de curso - o ciclo básico - é bem parecido para a maior parte das engenharias e nele são estudadas as físicas e cálculos em um modelo 'unificado', em que os professores são orientados a seguir o mesmo plano de estudos para todas as turmas de uma dada disciplina, e todas as turmas fazem uma mesma prova, igual. 
  • Há sérios problemas na didática dos professores, o que, muitas vezes, nos leva a estudar por vídeo aulas no youtube (univesptv <3)
Há vários outros fatos e comentários sobre a UFRJ e a Poli, mas acho que isso pode ficar para um próximo post. 

Voltando aos comentários sobre esse período que acabou de acabar: em geral, fiquei satisfeita com o meu resultado, eu estava mais equilibrada mentalmente, o que me ajudou a ter mais foco e isso ajudou bastante. Apesar disso, o resultado podia ter sido melhor se eu tivesse seguido alguns conselhos bem básicos que todos estamos cansados de saber sobre produtividade nos estudos, mas que dificilmente colocamos em prática. Deixo aqui a listinha dos conselhos que podem melhorar meu desempenho no semestre seguinte: 
  • não perder aulas 
  • revisar as matérias diariamente 
  • começar tarefas e trabalhos no dia em que forem passados
  • estudar conteúdos com antecedência 
  • explorar melhor o conhecimento dos professores e fazer mais perguntas/pedir ajuda
  • estudar em grupo de vez em quando 
Estou com pensamentos otimistas para os dois próximos períodos desse ano, principalmente porque eles representam a chance de eu finalizar o ciclo básico - haha, isso mesmo, só com um aninho de atraso, tá ótimo. Sei que essa listinha de conselhos/metas para o próximo semestre parece com aquelas típicas metas de início de ano, mas sou dessas que acredita que é possível mudar velhos hábitos e pretendo trabalhar pra ver essa mudança acontecer :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!