Jovens Embaixadores


A cada ano que passa, o Programa Jovens Embaixadores fica mais conhecido, e, esse ano, me inscrevi para no processo seletivo que foi longo e bastante concorrido. Mais de 16 mil estudantes do Brasil se inscreveram e desses, 37 se tornaram Jovens Embaixadores 2013, sendo eu a única escolhida do estado de Mato Grosso, pela Graça de Deus. 
Estou muito feliz, pois essa é uma oportunidade incrível que terei de conhecer os Estados Unidos da América e colocar em prática o Inglês que venho ensinando em sala de aula. Além disso, acredito que farei muitas amizades e aprenderei muitas coisas novas que me farão crescer como cidadã global.
Durante o processo seletivo que durou bem uns 4 meses, não consegui parar de pensar nisso um dia sequer, agora que saiu o resultado, pensei que a ansiedade passaria, mas não, agora tenho muito mais coisas e possibilidades pra pensar. Visitarei a Casa Branca, provavelmente verei neve, conhecerei pessoas incríveis... enfim, vai ser uma experiência única, e mal posso esperar para que 11 de Janeiro chegue!
Sempre que puder, vou atualizar o blog com mais novidades sobre a viagem e o programa em geral, então acompanhe aqui.

Mais informações:

Programa Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.
A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Como participar do programa 

Está apto (a) para participar aquele (a) que:
  •  Tiver entre 15 e 18 anos (até a data da viagem);
  •  Tiver boa fluência oral e escrita em inglês;
  •  For aluno (a) do ensino médio na rede pública;
  •  Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
  •  Tiver excelente desempenho escolar;
  •  Tiver perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral;
  •  Estiver engajado (a) por, pelo menos, um ano em atividades de responsabilidade social / voluntariado;
  •  Nunca ter viajado aos Estados Unidos.
Links: