08 março 2015

Minha Jornada da Organização

Costumo admirar pessoas com grandes responsabilidades e projetos que conseguem entregar bons resultados sem se perder nesse mar de tarefas e compromissos que os cercam. A exemplo disso, cito a Bel Pesce que é uma das minhas referências enquanto mulher empreendedora, e a Thais Godinho que considero minha mentora em organização. Acho simplesmente impressionante que elas estão a cada dia fazendo mais coisas e essas coisas estão dando muito certo!!
Foi por acaso que um dia encontrei o blog da Thais, o Vida Organizada, enquanto pesquisava algumas dicas básicas de organização. O conteúdo do blog me chamou a atenção, e eu decidi que deveria continuar acompanhando aquele blog. Isso já tem mais de 2 anos e, de lá pra cá, eu pude acompanhar o grande crescimento que ela teve, inclusive se tornando uma organizadora profissional e lançando seu primeiro livro. Desde esse primeiro contato ela me convenceu que a organização é um fator que pode melhorar em muito a nossa qualidade de vida.
Naquele mesmo ano passei a por em prática várias das dicas dela a respeito do planejamento no dia-a-dia e até mesmo comecei a traçar metas a médio e longo prazo. No entanto, confesso que fiquei um tanto assustada com as muitas teorias e regras à respeito do método GTD (Getting things done) do qual ela falava e procurei fórmulas mais simples, como o Zen to Done. Até gostei do Zen to Done, mas acredito que não chegou a causar grandes impactos na minha vida. O fato é que apesar de disso, continuei seguindo o blog da Thais e seus posts foram adquirindo uma maturidade e clareza maiores que me motivaram a realmente dar uma change ao GTD original.
Cheguei a baixar um ebook da Call Daniel sobre o método, que é uma descrição bem breve sobre as etapas do GTD, mas o conteúdo do Vida Organizada já tinha me ensinado com bem mais detalhes. Com isso, o próximo passo seria finalmente comprar o livro do David Allen, que me motivou a escrever esse post de hoje. Me pergunto porque foi que eu demorei tanto para comprar esse livro. É, acho que sei. Como há muito conteúdo na internet sobre isso, me convenci de que não deveria gastar dinheiro com isso. A questão é que isto não é um gasto, mas sim um valioso investimento - my mistake. Emfim, estou apreciando cada palavrinha do livro e acredito que vai fazer uma diferença na minha rotina de organização e isso é muito necessário, tendo em vista que pretendo assumir novos projetos em breve. Recomendo que vocês também deem uma chance ao GTD! :D


Sobre as ferramentas que utilizo para me organizar, segue a listinha:
  • Google Agenda, indispensável para organizar meus horários de estudo, trabalho e compromissos;
  • Moleskine da empresa para realizar a coleta enquanto estou lá na Fluxo;
  • Uma agenda pessoal para realizar anotações em casa e que me acompanha sempre que vou ao mercado; 
  • OneNote para anotações virtuais e organização de informações de referência;
  • Trello, para a gestão de projetos colaborativos e pessoais. Bem útil para aplicar o método kanbam;
  • Nozbe para tarefas de rotina que precisam de gosto de criar alarmes;
  • Skoob para organizar os minhas leituras; 
  • Filmow para organizar os filmes que assisto ; 
  • Orangotag pra organizar minhas séries. 

É, eu sei que são muitas coisas e vou tentar reduzir esse número (já tentei algumas vezes), mas tem até funcionado bem. Lidar com todas essas ferramentas desprende mais tempo, no entanto, ainda não encontrei uma ferramenta 100% e cada uma delas é melhor em um aspecto diferente. 

Tem alguma dica sobre organização? Comenta aqui! 

Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!