01 fevereiro 2015

Visita à Coca-Cola e os Avanços da Automação

Semana passada eu finalmente tive a oportunidade de conhecer uma fábrica da Coca-Cola e vim trazer uns pensamentos sobre o que pude ver. Engraçado que, em todo o tempo que morei lá em Cuiabá, nunca visitei a Coca-Cola de lá e vim conhecer a Andina aqui do RJ.
Galera da Fluxo visitando a Fábrica da Felidade - Coca-Cola
A visita foi bem focada no processo de fabricação dos refrigerantes, porque é isso mesmo que mais interessa o pessoal da engenharia, e deu pra ver que essa fábrica é a segunda maior do país porque está muito bem estruturada em seus processos, automação e logística.
De tudo isso, o que mais me chamou a atenção foi a parte da automação (por que será, né?) e suas proporções. As máquinas fazem quase tudo mesmo: dão forma às garrafas, lavam, etiquetam, enchem, lacram, embalam e organizam em lotes. São pouquíssimas pessoas operando as máquinas. Daqui uns dias, os caminhões serão autodirigíveis e aí não faltará mais nada. Bem, na verdade, acredito que a parte da empresa que ainda dependa bastante de recursos humanos por lá é no marketing, que é o responsável pela empresa ter chego ao ponto que está hoje. 
Tudo isso serviu pra me fazer refletir um pouco sobre onde eu quero trabalhar no futuro e também me fez lembrar daquele vídeo que mostra para onde a sociedade está caminhando com os desenvolvimentos da automação. Recomendo assistir! 
Um tanto assustador, né? Bem, não culpem os engenheiros de automação por isso... 
Beijos e até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!