Essa é uma daquelas palavras que vira e mexe me causava uma certa confusão. Acredito que, na minha formação até o ensino médio, sempre compreendi e pensei em agenda como aquele caderninho de organização pessoal e anotações. No curso de inglês, eu até cheguei a perceber que o termo agenda poderia ter uma aplicação diferente, mas nunca tinha parado um minutinho pra aprender essas outras aplicações - até hoje.
Minhas Agendas |
Fiz uma pesquisa breve, e vi que o Dicionário Aurélio define a palavra agenda como:
- Livro ou caderno que se destina a registrar os compromissos ou assuntos a tratar diariamente.
- Conjunto dos compromissos ou assuntos a tratar por alguém.
- Programa estabelecido para uma sessão de trabalho, conferência, congresso, etc.
Já em inglês, a Wikipédia traz que o termo agenda pode se referir a:
- Organizador Pessoal - esse conceito é bem autoexplicativo ;
- Reunião - pontos a serem discutidos ou mesmo a lista de tópicos a serem abordados na reunião;
- Política - a lista de pontos defendidos por um grupo ideológico ou mesmo a lista de tópicos em discussão dentro de um governo.
A minha deficiência quanto a compreensão de agenda estava nesse contexto da política, que é bastante usado no nosso cotidiano, e acredito que o conceito já está bem consolidado nos ambientes mais cultos e empresariais - só falta oficializar em nossos dicionários.
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