29 dezembro 2014

Agenda

Essa é uma daquelas palavras que vira e mexe me causava uma certa confusão. Acredito que, na minha formação até o ensino médio, sempre compreendi e pensei em agenda como aquele caderninho de organização pessoal e anotações. No curso de inglês, eu até cheguei a perceber que o termo agenda poderia ter uma aplicação diferente, mas nunca tinha parado um minutinho pra aprender essas outras aplicações - até hoje.
Minhas Agendas
Fiz uma pesquisa breve, e vi que o Dicionário Aurélio define a palavra agenda como:
  1. Livro ou caderno que se destina a registrar os compromissos ou assuntos a tratar diariamente. 
  2. Conjunto dos compromissos ou assuntos a tratar por alguém. 
  3. Programa estabelecido para uma sessão de trabalho, conferência, congresso, etc. 
Já em inglês, a Wikipédia traz que o termo agenda pode se referir a:
  • Organizador Pessoal - esse conceito é bem autoexplicativo ;
  • Reunião - pontos a serem discutidos ou mesmo a lista de tópicos a serem abordados na reunião;
  • Política - a lista de pontos defendidos por um grupo ideológico ou mesmo a lista de tópicos em discussão dentro de um governo. 
A minha deficiência quanto a compreensão de agenda estava nesse contexto da política, que é bastante usado no nosso cotidiano, e acredito que o conceito já está bem consolidado nos ambientes mais cultos e empresariais - só falta oficializar em nossos dicionários. 

Eu sei que isso é uma coisa bem aleatória pra trazer para o blog, mas por que não? Tem tantas que chamam a minha atenção, e hoje achei que valia a pena escrever sobre isso... hehe. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!