27 março 2015

Uma Semana pra Aprender a Empreender

Logo que cheguei aqui na UFRJ, meus olhos estavam vasculhando pelas oportunidades de participar em atividades extracurriculares - um dos grandes fatores de eu ter escolhido mudar pra cá. Nessa minha busca, logo dei de cara com uma galera de uma tal Empresa Júnior de Engenharia e Consultoria que estava presente em todos os lugares e em todas as palestras. De tudo o que ouvi deles até então, muito me chamava a atenção a atitude empreendedora e o profissionalismo  daquela galera. Gostei disso. 
Passado mais algum tempo, soube que haveria um evento organizado por eles, a Semana Fluxo de Engenharia. Como eu tinha ficado com uma boa imagem deles, resolvi dar uma olhada na programação e participar. As palestras pareciam realmente interessantes - e foram! 
Contornada de rosa, estão as palestras que assisti em 2014.
As palestras realmente me motivaram e lembro até hoje como achei incrível ouvir aquele cara (Pedrinho Salomão) falando sobre o que realmente é ser empreendedor e que felicidade e trabalho são palavras que combinam sim. Lembro que achei genial a palestra daquela consultora que era uma mulher de sucesso e entendia muito de tecnologia (Carolina Abrantes), e também me lembro que chorei muito ao ouvir o Fernando falando sobre a invisibilidade social e a importância de re(conhecer) as pessoas ao nosso redor. Foi uma semana linda, e me lembro que deu alegria de estar no Fundão estudando engenharia, assim como me deu esperança de conquistar uma carreira de sucesso a partir dos exemplos que vi ali. Só que de todas essas coisas legais que vi no evento, o que realmente capturou minha atenção foram aqueles sorrisos atenciosos e dedicados de quem me recebia no credenciamento todos os dias, aqueles que organizavam as palestras, aqueles tornavam o evento possível a troco de nenhum dinheiro, a troco de um sonho de inspirar pessoas - hoje eu sei que foi ali naquele momento que sonhei ser uma daquelas pessoas exemplares pra mim, que faziam as coisas acontecerem. 
O motivo de eu ter vindo contar essa história aqui, é que exatamente hoje acabou a XII SFE - a melhor da história so far! - e durante esses dias tive a imensa alegria de ter sido parte da equipe dos Melhores Staff (hehe). Eu sei que há várias motivações válidas que levam um estudante a querer ser membro da Fluxo, mas a minha foi mesmo essa vontade de me tornar uma pessoa que acredita no empreendedorismo e que trabalha na direção de seus objetivos, como aquelas pessoas que vi trabalhando na primeira SFE que presenciei.  Com isso, só posso dizer que a XII SFE teve um toque todo especial para mim - foi a realização de um sonho. 
Dessa vez, também tive a oportunidade de ouvir as palavras sábias e carregadas de memórias do Aleksander Laks, sobrevivente do holocausto que luta pela vida e pelo respeito entre toda a humanidade; também as palavras do nosso Astronauta que por meio de muita perseverança e dedicação, foi lá e alcançou lugares que nenhum brasileiro tinha antes alcançado, contrariando as probabilidades. O Miguel Goés também falou sobre a importância de sempre buscar novos desafios e metas, agindo sempre com muita transparência, e respeito. A Carol do ViraVolta também me fez pensar em ter uma vida mais leve e sobre seguir os sonhos por mais estranhos que eles possam parecer aos olhos dos outros, e o Pedrinho com Leoni nos relembraram da importância da equipe família. 
De certa forma, todos eles me fizeram refletir muito a importância da família: O Laks que perdeu seus pais de forma tão triste, mas que sempre os respeitou e os amou incondicionalmente, o Marcos com o apoio que teve de sua mãe e de sua família toda e com o aquele momento em que ele teve que pensar nas últimas palavras que diria a eles, e a história do Pedro e de como ele fez a diferença nos últimos dias que teve com o seu pai. Além disso, em todo o momento ouvimos sobre a importância de seguir os sonhos, e de ter atitude de ir lá e fazer. 
Foto: André Noboa e Lucas Vianna
Deixo a pergunta da imagem como reflexão pra vocês! 
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!