08 julho 2014

Um daqueles dias de decepções.

Um mês atrás quando estava me lamentando por aquelas situações da vida em que fiz um grande papel de tola e que eu gostaria de poder apagar da história, eu comecei um post sobre decepções. Hoje, em outro contexto, me lembrei exatamente desse tema, então vim escrever mais um pouco. 

No momento, estou aqui tristinha, mas não me sinto tão inconsolável porque sei que grande parte da torcida brasileira compartilha desse sentimento: não foi dessa vez que conquistamos o Hexa. O sonho teve que ser adiado mais uma vez e isso é muito triste e decepcionante por vários motivos:
  • Foi uma goleada e tanto;  
  • Sabemos que muitos dos nossos jogadores tem grande potencial e mereciam ir mais longe (aka David Luiz, Neymar, Thiago Silva e Oscar, seus lindos). 
  • A copa foi aqui na nossa casa. 
Eu que nem sou muito fã futebol acabei gostando pra caramba de ter essa copa aqui. Até agora é copa em que mais estive consciente do evento, dos jogos (por estar ficando mais velha mesmo). Por ter ficado um tempão em casa, acompanhei bastante jogos com meu avô e minha mãe, e assim sem perceber, me afeiçoei as jogadores e comecei a acreditar que podia dar certo. Isso foi uma mudança, porque antes da copa começar eu estava bem pessimista quanto às obras e a capacidade do país em receber o evento, e até estava preferindo que nem tivesse copa mesmo. 
No final, muitas coisas funcionaram, os estádios ficaram prontos, muitos estrangeiros vieram para o país e festaram bastante, mas também ficaram obras incompletas e situações trágicas como o desabamento do viaduto em BH :/ Foi bom para o Brasil? não sei dizer... mas como o David Luiz disse logo após o jogo, o povo brasileiro sofre tanto, que seria bom ter ao menos essa alegria de ganhar a copa. Era bem esse o pensamento ~ não ficamos sem saúde e educação pra perder na copa(!).
Como na maioria das vezes, não aconteceu bem como a gente esperava... mas tudo bem né Brasil... a vida continua. A vitória não mudaria nada de concreto em nossas vidas, apenas nos daria uma sentimento de ~hello strangers, nós somos bons pelo menos no futebol ~. E olhando assim, dá pra ver que é bem fútil ficar criar todo esse sentimentalismo ao redor da Copa, mas quem é que é imune à toda futilidade que existe nesse mundo, não é mesmo?
Outra coisa que eu acredito que agrava muito esse sentimento de decepção é a superexposição do evento. Sabe quando existe uma coisa na sua vida que é bastante compartilhada entre seus conhecidos, parentes e amigos, e você acha que tá tudo indo bem com relação a essa coisa, e de repente, dá algo muito errado e então vem aquela vergonha gigante porque você sabe que todo mundo vai saber que deu errado e você vai querer sumir de vista? A gente quer sumir pra não ser julgado, nem pra ouvir os comentários ruins. Às vezes exageramos no drama, pois pode ser que ninguém realmente se importe com a sua falha, mas nem sempre. 
Nós como torcida, por exemplo, estamos sendo vaiados por muita gente de outros países , o que não é legal. E os jogadores então? Imagina? Um país inteiro vendo que a coisa deu errado e te criticando por isso? Críticas podem ser construtivas sim, podem produzir um time melhor e espero que eles possam tirar um bom aprendizado disso, só que até lá é um longo e árduo caminho por entre as críticas e comentários que não colaboram pra nada além de te desanimar. Sem falar que além dos comentários externos, tem também a tal da cobrança pessoal muitas vezes ajustada pra um nível muito alto.
Eu fico preocupada com eles porque a pressão com que eles têm que lidar é muito grande, e deixa acho que isso afeta bastante uma pessoa (o desabafo do Júlio César sobre a copa passada é um bom exemplo). Estou orando pra que eles tenham humildade e sabedoria pra enfrentar essa situação, que eu mesma nem tenho ideia de como superaria. 
Não ganhamos, mas valeu seleção brasileira o/ #força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!