31 maio 2014

Morar Sozinha e ser Sustentável

Fotinha que a Bruh mandou da reciclagem na UTEP
Hoje vagando pela timeline do facebook, encontrei esse vídeo em que o CEO da Levi’s fala o esforço da companhia em ser mais sustentável, inclusive não gastando água na fabricação de uma das linhas de jeans. Ele também incentiva as pessoas a pararem de lavar seus jeans (link do vídeo youtube aqui) e fiquei pensando um pouquinho sobre isso. 
O argumento que ele apresenta é bem válido: gasta-se muita água na fabricação do jeans, e muita água lavando o jeans depois de adquirido. Isso é preocupante, não é? Eu simplesmente fico muito ansiosa e preocupada, quando começo a pensar em como consumimos coisas e depois as descartamos sem o menor cuidado, criando ilhas e montanhas de lixo que não se desfazem. 
Fico me sentindo um tanto culpada, e dá aquela vontade de me desculpar com o planeta por existir, sabe? hehe... por isso começo a buscar n alternativas e práticas sustentáveis pra aplicar no dia-a-dia. Ano passado, por exemplo, me envolvi no projeto de reciclagem de papel lá no IFMT, acredito que como uma forma de tentar me redimir desse meu comportamento consumista e destruidor da natureza. No entanto, eu sei que isso é tão pouquinho, sabe? milhões de pessoas vão continuar usando papel, plástico e várias outras coisas sem o menor preocupação, e mais do que isso, milhões de empresas vão continuar seus processos produtivos sem a menor preocupação com o impacto que estão causando. Me revolta pensar que temos tanta tecnologia e conhecimento hoje em dia e não usamos para evitar tais exageros e desperdícios de recursos naturais. 
Sei que minhas ações não influenciam em nada nas estatísticas globais de impacto ambiental, mas mesmo assim não deixo de pensar que é meu dever fazer alguma coisa, refletir o que eu estou fazendo. Até estou considerando essa ideia do jeans (apesar de soar bastante nojentinho, como foi dito no vídeo). Ultimamente tenho pensado mais sobre isso, e acho que em grande parte é por estar morando sozinha (na verdade não né!) ter que comprar coisas, cuidar da casa, enfim. Agora estou com uma noção melhor do quanto se gasta com supermercado num mês, e de quanto lixo se produz em uma semana. Tenho a impressão de que morar assim faz a gente consumir mais, e também gera mais lixo. Ou talvez seja porque morando com a família eu não percebia isso, já que não era eu quem fazia compras e tudo mais. 
A verdade é que ser sustentável, andar contra a corrente, é um tantinho mais difícil, e muitas vezes a praticidade dos hábitos não sustentáveis se sobrepõe na nossa vida... Esse vídeo bem-humorado aqui acabou ilustrando meu dilema, confiram ;)
Vocês também já pensaram sobre esse dilema? Respondam enquanto vou ali estudar OOP pra minha prova de segunda. 
Beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!