19 maio 2014

Estudando Inglês

Créditos aqui.

Olá queridos, 
nessa semana, apesar de eu estar bem ocupada e preocupada com as provas tem uma coisa diferente surgindo: vou voltar a estudar inglês! Yay!
Isso é com certeza algo que me motiva. Gosto muito da língua e desde que me dediquei a aprender o inglês, tive experiências muito boas, e aqui vale citar ter sido professora no Centro de Linguas do IFMT e ter participado dos Jovens Embaixadores. Sempre achei as aulas de inglês uma das melhores, e deixo aqui um agradecimento especial a Adão, Nilma, Edilene, Perla, Julianna, Marcos e Maruza, teachers que me inspiraram nessa caminhada. 
No último ano, depois de voltar da viagem dos Jovens Embaixadores, eu não considerei vantajoso continuar num curso de inglês porque com a experiência prática que tive lá e com o tanto de curso que já tinha feito, achei que já tinha alcançado um nível bastante razoável. Além disso, ano passado eu estava envolvida em várias atividades e ainda estava me adaptando ao ritmo da faculdade, então o inglês teve que ficar de fora. 
Mesmo não tendo me dedicado tanto, tenho plena consciência de que aprender um idioma não é algo que a gente compra e guarda numa caixinha pra usar só quando precisar -- temos que colocar em prática sempre que possível, do contrário a coisa enferruja mesmo. Por isso, nunca abandonei meus seriados de TV e musicas internacionais. Até li alguns livros todos em inglês pela primeira vez (comecei por The Perks of Being a Wallflower que é ótimo).
Como eu tinha planos de participar do programa Ciências sem Fronteiras, fiz o TOEFL ITP, vinculado ao programa e tirei uma pontuação boa, pena que acabei nem usando o resultado. O mais legal disso é que agora o governo tem oferecido aos estudantes de universidades federais a oportunidade de fazer o TOEFL gratuitamente (o iBT custa 210 dólares!). Esse ano fiz a prova novamente, tive um resultado bem próximo do anterior e usei a nota para me inscrever no Nucli aqui da UFRJ, onde vou começar fazer o nível 5 "Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas: produção e compreensão escrita".
Nucli é a sigla para os Núcleos de Línguas que tem sido implantados nas universidades federais do Brasil a fim de preparar os estudantes para programas de intercâmbio. Eu acho isso uma ótima ideia, e não posso deixar de participar. Quando eu estava lá no IFMT, fiquei morrendo de vontade de participar, mas só são elegíveis para ter um Nucli as faculdades que oferecem cursos de Letras. Enfim, aqui na UFRJ tem um Nucli e vou aproveitar a oportunidade pra continuar aprendendo.
E vocês, tem se dedicado a aprender algum idioma recentemente?
Se quiser saber mais sobre os Nucli ou as provas do TOEFL visite a página do programa Inglês sem Fronteiras aqui.
Boa semana !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!