23 agosto 2014

Sobre livros e sobre ler bastante


Hoje é uma daquelas noites em que me dá uma vontade súbita de escrever alguma coisa. Como tenho minha listinha de temas sobres os quais devo escrever algo algum dia, dessa vez peguei o tema livros. 
O que eu tenho pra falar sobre livros é que eu os amo muito. Ops, quer dizer, não todos. Na verdade, essa seria minha resposta mais sólida a uns 3 anos atrás. Agora que tenho visto muito mais dos livros acadêmicos, nem tanto. 
Já estive na fase de querer montar uma coleção bem grande, e nessa época eu gastava bastante com livros. Depois que comprei o Kindle, a tendência foi desapegar dos livros grandões, pesados e que ocupam espaço nos armários. Mesmo assim, ainda gosto muito do cheiro de livro novo, e ainda me sinto super bem presenteada se receber um livro pelos correios. 
Meu foco atual de leitura é zerar a lista de "vou ler" do skoob, e lá tem vários títulos aleatórios. Quem dera eu tivesse um pouquinho mais de tempo pra me aventurar nas leituras de séries e descobrir coisas novas. Apesar de não estar no meu auge das leituras, ainda sou uma leitora acima da média, haha. 
Okay, por outro lado, não chego nem aos pés de algumas pessoas que conheço que leem muuito mesmo (saudades Menina do Livro, aka Letícia). E, com isso, chego num tópico que me intriga a um tempo, que é sobre os resultados de ler bastante. 
Eu ficava pensando bastante sobre isso porque sempre ouvia das pessoas e dos professores aquele mantra de 'ler é muito bom', como se isso fosse uma vitamina poderosa que me deixaria super inteligente e com ultra habilidades de escrever redações e textos maravilhosos, passar nos melhores vestibulares e ganhar a vida, só que, não é bem assim né... Naquela minha fase de leitura compulsiva, eu bem que ficava esperando esse resultado (junto com a minha carta pra Hogwarts!) e tinha horas que eu me frustrava por não ver ele chegando. 
Levou um tempo pra eu entender que não é assim que a mágica funciona. Ler pode ser muito útil - dependendo do que você lê, e de como você lê - e vamos confessar que a minha praia sempre foram os romances e nada real smart. Sempre li pelo prazer da aventura, pra viver outras histórias. Então, eu leio super rápido pra saber do fim, pra me entreter mesmo. Nunca fui de ler saboreando o texto, no sentido de admirar a construção das orações, e a escolha das palavras como pessoas como Paulo Freire e minha professora Marlene fariam. Acho que por isso nunca ganhei as super habilidades de redação mesmo. 
Das coisas que eu ganhei com ler bastante, foram muitas de informações que podem ser úteis em alguma horas, como uma conversa com os amigos. Além disso, outro dia li que pessoas que leem ficções tem maior facilidade pra se colocar no lugar de outras pessoas, e acho que isso é bem verdade. 
Na faculdade, tenho tido que ler coisas que não seriam minha primeira escolha numa livraria, mas isso tem me feito ver o outro lado da moeda que acho impressionante. Quero dizer que, diferente dos livros de ficção que leio 400 páginas rapidinho, num livro de cálculo, por exemplo, posso gastar 2 dias em um mesmo parágrafo e, depois que eu consigo compreendê-los, até me sinto um pouquinho mais inteligente - o mundo faz mais sentido e torna-se mais belo, hehe. Interessante né?
enfim, essas são algumas das minhas reflexões sobre livros e sobre ler. Finalizo esse post ouvindo "I See Fire", lembrando da linda história do Hobbit, Senhor dos Anéis e etc. 
Noite boa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yay! Você visitou meu blog. Seu comentário é bem-vindo!